SEM CLODOVIL HERNANDES

17Mar09

160680post_foto

Faleceu esta tarde em São Paulo o deputado federal Clodovil Hernandes, vítima de um acidente vascular cerebral.

Antes de se dedicar à política, bem antes, Clodovil dedicou-se à moda brasileira. Seu trabalho como estilista e apresentador de televisão marcou sua época e o imaginário dos brasileiros nos anos 60, 70 e 80.

Veja vídeo do programa de Clodovil exibido pela TV Manchete em 1986.

Clodovil canta no “Fantástico”: a música pode não agradar a todos, mas o vídeo é um editorial de moda em movimento.

Comercial da Valisére. Outra época, outra idéia de elegância, outro conceito de publicidade…

Acho que ele deve ser lembrado desta forma: não por suas atitudes e opiniões polêmicas, por muitas vezes confusas; mas por seu talento e enorme vontade em contribuir para que a moda nacional – que ainda engatinhava quando ele já estava no auge –  fosse genuinamente valorizada.

Como última homenagem, reproduzo a seguir um trecho do livro “80 Anos de Moda no Brasil” (Silvana Gontijo, Ed. Martins Fontes, 1987), no qual ele aparece na sessão “Grandes Nomes”, ao lado de  verbetes como Alceu Pena, Casa Vogue, Lívio Ragan, Zuzu Angel, etc… :

“Nasceu em Elizário, interior de São Paulo, em 1937, mostrando desde muito jovem seu talento para a costura. Mudou-se para São Paulo em 1957, vindo a trabalhar em várias casas de moda, entre elas a Casa Signorinella, de alta-costura. Em 1960 ganha o prêmio Agulha de Ouro por dois modelos criados para o festival de moda patrocinado pela Matarazzo. Dois anos depois, abre seu prórpio ateliê de alta-costura, e em 1970 apresenta com grande sucesso sua coleção em Bruxelas. Sua criação envolve desde o fio até a estampa dos tecidos. Também diversificou sua linha de produtos lançando perfume, óculos, malas, roupa de cama e lingerie. Até 1985 concedia licença do uso de sua marca Clodovil para roupas prêt-à-porter. Hoje não abre mão de controlar cada peça que leva sua marca”.


Clodovil/Revista Merda/Ubatuba/São Paulo/28-10-2006.

Advertisements


2 Responses to “SEM CLODOVIL HERNANDES”

  1. 1 LUIZ CARLOS - FRANCA - SP

    “Que Deus o receba, como você o recebeu nos seus ultimos momentos, pois a impressão que eu tenho é que você teve um preparo espiritual para o seu último ato, e que Deus foi misericordioso e irá lhe receber como um filho. Deus vai além, de toda a sua ireverência, e polêmica, e conseguiu que você esquecesse um pouco o rancor que algumas pessoas ou do que a sua própria vida tenha lhe causado, e fez que você pronunciasse e sentisse a importância que Deus teve em toda a sua existência. VÁ AOS BRAÇOS DO PAI, SIGA EM PAZ, QUE DEUS ILUMINE SEU CAMINHO, NÃO COM O BRILHO QUE VOCÊ VIVEU AQUI, MAS SIM COM A LUZ DIVINA, A LUZ DA ETERNIDADE, POIS DEUS É O CAMINHO, A VIDA, A LUZ….. DESCANCE EM PAZ!

  2. 2 moi

    Lila,
    amei!!! DemAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIISSSSSSSSSS!!!
    Cantando Ma Mélo Mélodie então, está tudo de bom.
    Seu bom gosto e pontualidade no texto se equivalem ao luxo da existência desse sujeito.
    Beijocas e abraçocas


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: