DE QUEM MESMO É A GAFE?

09Jul09

Sempre digo que odeio repercurtir notícia internacional por aqui. Mas essa talvez sirva pra pensar sobre a imprensa de moda; e em particular sobre a imprensa virtual e a blogsfera, que não pára de crescer, e dá notícia de tudo 24h por dia – inclusive este blog que vos fala.

Bom, tudo começa com zanzar pela internet enquanto eu já devia ter ido dormir, já que amanhã vou trabalhar muuuito. Vi uma notícia publicada em um site – que visito muito e que está linkado aqui – e seu cónteúdo me chamou bastante a atenção.

A notícia aponta uma gafe cometida pela atriz francesa Audrey Tautou, intérprete de madame Chanel no filme que contará a vida da estilista, e que ainda não estreou oficialmente. Tautou também estrela a próxima campanha do perfume Chanel Nº5, clássico absoluto da maison.

Em entrevista, Audrey teria afirmado usar peças da Chanel, e teria dado como exemplo, GALOCHAS, que teria usado no mesmo dia. Gafe: Karl Lagerfeld, estilista-alma da grife, desdenhou a moça, comentando: “Nem sabia que fazíamos galochas! Depois dessa eu não tenho que ser legal“.

A notícia ainda cita outra declaração de Lagerfeld, dizendo que Tautou não seria sua opção ao escolher uma “queridinha”, e que ele preferiria a atriz Penelópe Cruz. O site não cita nenhum outro veículo de imprensa onde a notícia poderia ter sido previamente publicada, confrmando, assim, a sua autoria.

Até aí tudo bem, todo mundo já está acostumado com esse tipo de fofoca do mundinho fashion. Eu fiquei espantada, a princípio, com a ingenuidade da atriz ao citar um item que ela não tinha certeza se era mesmo da marca – sua imagem e a da Chanel ficarão coladas por um bom tempo no imaginário de profissionais da área e de leigos, pr causa do filme.

Aí… comecei a pensar se era mesmo possível que uma marca forte e antenada como a Chanel, que sabe tão bem ligar sua tradição ao que há de mais moderno e interessante no mundo atual, não teria mesmo produzido nenhuma galocha (aquela bota gigante de plástico que serve para proteger os pés da chuva; mas serve também para deixar qualquer visual muito mais divertido).

Aí olha só o que eu achei:

galocha chanel 1

imagem publicada originalmente aqui.

E achei também:

galocha chanel 2esta eu achei aqui.

E achei até para comprar (quem me dera…):

9984_2

!BVye61w!Wk~$(KGrHgoH-EMEjlLluimHBKUS+(uGJ!~~_1

ofertas de um grande site de compras.

Bom, ou todo mundo está usando o Photoshop ilicitamente para criar imagens de galochas da Chanel, ou tem alguém mal-informado nessa história.

E agora, de quem é a gafe?

– do site em questão, que colocou a notícia no ar, digamos, sem ter a mesma curiosidade?;

– de Karl Lagerfeld, por não conhecer todos os produtos da marca para qual trabalha há milênios?;

–  de Audrey Tautou, que deveria ter citado algum item mais clássico, como a bolsa 2.55? Dessa ninguém duvidaria;

– minha, por estar aqui tecendo conjecturas sobre um universo  e um escalão  mega acima do meu? Afinal, minha chance de poder comprar uma galocha Chanel nos próximos dois anos é nenhuma;

– finalmente: será que houve um erro de tradução, e qualquer outra coisa do inglês ou francês foi interpretada de forma equivocada, sendo traduzida como “galocha”? Nesse caso, vou ter que dar uma sugestão.

Enfim, fica aí a reflexão. Vou MESMO procurar saber se a marca, produz ou não, essas benditas botas de chuva. Se eu estiver errada, ou louca, prometo uma retratação em breve.

No Responses Yet to “DE QUEM MESMO É A GAFE?”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

