QUE COSO?

18May10

Segunda-feira retrasada estive com uma amiga de longa data, a Chirley Maria, idealizadora da marca Que Coso?. O nome, que parece inusitado a princípio, é uma referência a um curta homônimo, que traz trechos do filme “Vidas Secas” de Nelson Pereira dos Santos, no qual uma das personagem repete a pergunta a si mesma, em forma de ladainha: que coso?

Coser, para quem nunca ouviu a palavra, significa costurar; é um verbo deste antigos que quase ninguém mais fala. Mas a marca, sediada em Betim, reescreve essa história ao oferecer ao seu público peças bastante divertidas e exclusivas: cada peça é unica e inédita.

Vamos conhecer um pouco mais?

A Que Coso? é uma marca pequena, e o showroom funciona na casa da própria Chirley (decorada de forma inspiradora…). Tudo é em mínima escala, o que permite que cada peça seja pensada com todo cuidado e traga detalhes preciosos.

A bata acima é inspirada em um modelo de roupa que Chirley fazia para suas bonecas  quando tinha apenas três anos de idade – época em que a costura entrou na sua vida. As frases são trechos de poesias do projeto “Entre Climas”, parceria entre Chirley Maria e Mariana Clemente.

Bolinhas sobre bolinhas!

Shortinho atrevido…

Batas divertidas!

A peça acima traz uma caraterística forte da marca Que Coso?: a intervenção através de pinturas na estampa original do tecido. Nesta, nem os botões escaparam…

Textura no tecido + pintura: colete/bata poético…

Metalinguagem: rosa estampada sobre rosas + poesia na barra da saia!

Esta peça tem um pulo do gato que nós, claro, não mostraremos aqui. Mas, que for costureira boa e bater o olho, vai sacar o truque… Para quem não entendeu, observe então a mistura super bacana de estampas e cores…

Acima, Chirley e um pouco da sua casa mágica… Tarde deliciosa e inspiradora!

Para quem mora em Betim é mais fácil conferir ao vivo; para quem não está na cidade, basta dar uma olhada no blog da designer, o ATELIER DE MARIA. Nele há posts sobre as criações dela e assuntos afins, além do contato para agendamento de visitas e compra de peças.

Para deixar você com água na boca de conhecer mais o trabalho da Chirley, deixo aqui imagens das sapatilhas de crochê feitas por ela, que no dia da minha visita acabamos não fotografando…

Corre lá!

Advertisements


5 Responses to “QUE COSO?”

  1. Lísia, ficou muito bacana sua matéria!
    Obrigada pela força!
    Vc só não contou q vc era sócia nos primeiros tempos do Atelier de Maria!
    bjs
    Chirley

  2. 2 Marina Clemente

    Ora, quão é nobilitante ler sobre Chirley e o trabalho do Atelier. Vestir Que Coso.. é vestir linhas, cores, tons e sons tudo há um só tempo. Uma leveza da criação de Chirley – pessoa super sensitiva – sobre nossas epidermes….
    Quando escrevemos o Entre)Climas juntas, o livro de poesia o qual Que Coso faz toda a parte visual, pude sentir todas as estações. Fato que também é a nossa proposta no livro.
    No entanto, recomendo: Que coso?
    bjinhos Chirley e Lísia pela iniciativa em descrevê-la.

  3. 3 fashionkillsme

    Pois é, fiquei tentando encaixar no texto e não consegui… e que o Atelier de Maria é de 1999, do século passado!

  4. 4 Léo Ribeiro

    Roupas lindamente cosidas e versos valorosos. Gostei MUITO dessa combinação.

  5. Adorei os sapatos-meias!!!!!!!!!!!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: