DZI CROQUETTES: VÁ ASSISTIR HOJE!

30Oct10

Ontem fui assistir “Dzi Coquettes”, documentário de 2009 dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez. Havia visto o trailer há algum tempo, e ficado com água na boca – mas sabe como é BH, roça cinematográfica… os filmes por aqui demoram a chegar…

Aí ontem o filme finalmente estreou, e corri para o cinema, esperando saber mais sobre o grupo de bailarinos homens vestidos de mulher que sacudiu o Brasil e a França nos anos 70.

Mas, para minha surpresa, Dzi Croquettes era muito mais que isso: uma família de 13 pessoas, absurdamente criativas e talentosas, que entre 1972 e 1976 produziu um espetáculo de dança misturado com teatro, com deboche, com absurdo, que tinha figurinos fan-tás-ti-cos, e que viveu essa história da forma mais intensa e bonita que é possível imaginar. Além disso, o grupo influenciou toda uma geração de atores, bailarinos e fãs, criando uma onda de comportamento e liberação sexual/intelectual/pessoal que deveria ser um verdadeiro oásis, no  péssimo contexto da nossa ditadura.

Para qualquer profissional da área de Artes Visuais, Teatro e Dança, o filme é, no mínimo, obrigatório. Para profissionais de Moda, é imprescindível. E, para pessoas sensíveis não bitoladas de forma geral, é um filme que conta uma boa história da forma mais delicada possível: a diretora Tatiana Issa é filha de um dos integrantes da equipe técnica do grupo, e quando criança, era o xodó da turma, que sempre a penteava e produzia com muitas plumas e purpurinas. Tatiana organiza a enorme quantidade de entrevistas de acordo com suas lembranças pessoais, dando ao documentário uma aura especial e muito emocionante.

Você não sabe quem foram os Dzi Croquettes? Eu sabia muito pouco, mas o documentário se encarrega de explicar tudo, sem ser didatiquinho. E, se você quiser saber mais, sobre a trupe e sobre o filme, basta clicar aqui, aqui e aqui.

 

A última imagem é dos integrantes do grupo original que ainda estão vivos; oito deles, infelizmente, já foram fazer espetáculos em outra esfera… E para deixar você com mais água na boca ainda, o trailer do filme e alguns vídeos:

Dzi Croquettes se apresentando no Fantástico:

Reportagem do Jornal da Globo sobre os Dzi e o documentário:

E, para quem já viu o filme, uma entrevista com Ciro Barcelos e Bayard Tonelli, feita em 2007, por ocasião da homenagem que a 13ª edição do Festival Mix Brasil fez ao grupo (não caia na tentação de cortar caminho e ver estes vídeos antes, eles acrescentam informações mais legais de saber depois de assistir o documentário):

Quem mora em BH, corre para o Cineclube Savassi, pois está com cara que vai ficar em cartaz por poucos dias…

Em tempo: olha só os filhinhos ilustres do Dzi Croquettes:

Secos & Molhados e As Frenéticas, tá bom pra você?

Advertisements


3 Responses to “DZI CROQUETTES: VÁ ASSISTIR HOJE!”

  1. Uau! Ficou foda e completíssimo esse post hein? Só não gostei do link para o blog do Rubens Ewald Piada Filho! haha.

    Tenho que correr pro cinema então! Bjo!

    • 2 leleo scarpelli

      fui ver, amei taaanto q tou montando o Dzi Cover…e selecionando interessados para a audição…sou bailarino, ator, cantor e instrumentista…interessados…(31)93170936…leleo scarpelli.ah, o post ficou divino, parabéns!!!!!!!!

  2. 3 fashionkillsme

    Meninos, obrigada pelos comentários!
    Leleo, os Dzi são o máximo, ne´? Fiquei muito comovida/encantada com eles!
    Qdo sua banda cover estiver montada, me chama pra eu ir no show!
    Boa sorte!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: