MTP INVERNO 2011: JÁ QUE NÃO POSSO IR…

04Nov10

Pois é, esta história de equilibrar uma carreira em Arte e outra em Moda dá nisso de vez em quando: ou saio para dar aula, ou vou à 7ª edição do Minas Trend Preview, que acontece em Belo Horizonte até dia 06/11, na Lagoa dos Ingleses. Como, segundo a Física, um corpo só pode estar em um lugar do espaço de cada vez, o jeito é cobrir o bafo à distância…

E justamente esta edição está cheia de novidades, como a participação de marcas que desfilam no SPFW e Fashion Rio, mas que toparam dar amostras de suas coleções de inverno aqui em BH, já que o nosso evento é o único do país focado em preview: Cavalera, Fause Haten, Neon, Samuel Cirnansck e UMA devem adiantar em solo mineiro suas propostas que, normalmente, só seriam veiculadas em janeiro /11.

O tema desta vez é MODA CORPO MODA, e Ronaldo Fraga explica que se inspirou no corpo como instrumento da moda e nos 35 anos do Grupo Corpo, conceituada companhia de dança criada em Minas e mundialmente famosa. “Só em Minas podemos realizar um evento de moda tão autoral, mais que negócios e roupas, a moda em Minas vende cultura”.

Segundo o site oficial do Minas Trend Preview, o evento é realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o MTP tradicionalmente reúne os melhores profissionais do mundo da moda em todas as áreas. Na direção artística está o experiente Carlos Pazetto, o make up tem a marca de Ricardo dos Anjos, fotos de passarela são de Márcio Madeira e as de backstage, de Gianfranco Briceno. Além disso, a abertura teve, novamente, a assinatura do sempre surpreendente Ronaldo Fraga. Na produção, há 4 mil pessoas envolvidas direta ou indiretamente. “A estimativa é que diariamente circulem pelo local cerca de 2.500 convidados por dia, vindos do Brasil e países como Portugal, Espanha, França, Polônia, Colômbia, República Dominicana e Japão”, disse Olavo Machado Jr, presidente da Fiemg.

Ainda de acordo com o site, a área que abriga o evento, com 12 mil metros quadrados, tem duas salas onde serão realizados 20 desfiles. O espaço dos camarins foi ampliado e melhorado para dar mais conforto aos profissionais de cada grife. Outra novidade desta edição são os horários dos desfiles – agora quatro por dia e com um intervalo maior entre eles: o primeiro começa às 16h e o último às 20h30.

A criatividade da indústria da moda mineira poderá ser vista na área do salão de negócios, onde 166 expositores apresentarão suas criações para aproximadamente 500 compradores de todo o país. Também são esperados representantes de magazines e compradores de outros países. “O setor de confecções, tradicional segmento gerador de empregos diretos e indiretos, consumidor de produtos e serviços de outras áreas e forte utilizador de insumos nacionais, funciona como uma mola que impulsiona não só este mercado, mas toda a economia mineira”, analisou Machado Jr.

……………………………………………………………………

Já na abertura do evento, realizada dia 02/11 na Serraria Souza Pinto, o evento mostrou a que veio: segundo a reportagem de Luciana Dias, houve desfile, performance e dança para o deleite dos convidados. Projeções com cenas célebres de espetáculos do Grupo Corpo se misturaram às modelos, que desfilaram em uma extensa passarela quadrada – bem minimal, de inspiração japonesa, deixando espaço para a visualidade impactante das projeções.

As modelos usaram segundas-pele nude por baixo das roupas, impressas com os nomes dos diversos espetáculos que marcaram a história do Grupo Corpo. As roupas apresentadas foram curadas por Ronaldo Fraga, com styling de Daniel Ueda – e representam uma larga amostra das marcas que participam da feira de negócios que se inicia hoje no Alphaville.

Para o Inverno 2011 podemos esperar predominância de neutros como cinza, bege e café, a presença clássica do preto e branco, e o impacto dos total looks em vermelho. As lãs e peles aquecem os corpos para o Inverno, mas tecidos leves como tule e organza também aparecem, em camadas texturizadas e tridimensionais. A animal print se consolidou como aposta definitiva da estação, tanto em looks dia quanto noite. O artesanal é celebrado nas rendas negras, que compuseram alguns dos melhores looks do desfile, e nos tricôs texturizados. As sedas e o tafetá aparecem nos looks étnicos, marcados por sobrebosições e clash de estampas.

Vamos conferir as imagens? Como já citado, fotos de passarela são de Márcio Madeira e as de backstage, de Gianfranco Briceno, e foram publicadas originalmente no site oficial do evento.

Bom, o FKM passa os próximos dias de plantão, ligado à rede, em busca das melhores informações sobre esta edição do Minas Trend Preview. Seguindo a ordem natural do caos virtual: hoje devem ser postadas as notícias sobre ontem, o  que nos deixa um delay de dois dias – mas, fazer o quê, é o preço de se acompanhar um evento deste porte da poltrona de casa…

Até agora, apareceram as seguintes notícias:

FESTA DA MODA COM ARRASTA-PÉ (jornal de BH – aff…)

Começou: desfile de abertura da edição pré outono-inverno 2011 do Minas Trend Preview (Lilian Pacce)

Mix Mineiro (Lilian Pacce)

Destaques do dia 1 de Minas Trend Preview: artesanato da Mary Design e o show de Fause Haten (Lilian Pacce)

Em outros sites importantes, de cobertura nacional, nada até agora; na página do principal jornal mineiro (?), nada também… Vamos esperar, né?

Advertisements


No Responses Yet to “MTP INVERNO 2011: JÁ QUE NÃO POSSO IR…”

  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: